quarta-feira, 4 de maio de 2016

Time Out Pós Sessions: Rufia#2 Alex Chinaskee + Galgo


Mais uma semana, mais bandas emergentes a pisarem o palco TimeOut Bar - Montijo, e o nível vai ficando cada vez maior a cada semana, quem será que o Time Out vai trazer para a próxima semana? O David Bowie?
 Já falámos de Sexta-feira dia 29 quando The Crying Grapes e Cruzados passaram pelo nosso bar, agora está na hora de falarmos sobre o que realmente importou esta semana, o segundo evento Rufia powered by Untutored Youth trouxe à nossa terrinha o Singer/Songwriter Alex Chinaskee e os Camponeses para apresentarem faixas do muito elogiado "Campo"... Posteriormente , viria um dos concertos mais esperados do ano no Montijo e talvez um dos melhores que já vimos acontecer desde Capitão Fausto (também no Time Out )... Venham daí saber tudo que se passou no Time Out Bar esta semana!


Alex Chinaskee

Alex apresentou-se no Time Out para apresentar os temas do seu muito elogiado "Campo", um álbum conceptual que explora desgostos de amor, loucuras ardentes, paixão de forma algo deprimente e melancólica mas de muito fácil audição, atitude essa que contrastou totalmente com o Alex que vimos em palco: irrequieto, hiperativo, hilariante por vezes, enfim, um entretainer. Não há dúvida que a atitude da banda ao vivo é muito menos melancólica comparativamente com o EP em si, o que é normal (ou então essa melancolia é expressa de outra maneira, menos intimista e mais livre), o que acontece é que quem vê Alex Chinaskee e os Camponeses ao vivo não irá resistir ao certo headbang ao reparar nos constantes delírios da banda, desde o baterista ao vocalista, passando pelo baixista e teclista.
 O concerto começa com uma jam, apenas com baixo, bateria e teclado. Assim que Chinaskee entra em palco, a sonoridade funcionava como um pêndulo, que alternava entre o pranto melancólico e a fúria das guitarras, sempre com o teclado de Luís José Tojo por detrás, sem dúvida dando tudo o que têm e o que não têm em palco, mesmo com poucas pessoas a assistir.
Poderá dizer-se que essa atitude extremamente enérgica era por vezes pouco injustificada, poderia ter-se esperado algo mais intimista, o que é certo é que esta abordagem resultou sobretudo num divertido concerto, no qual as poucas pessoas que estavam no Time Out  não saíram de lá sem cantar as letras de "Campo" ou ceder ao inevitável headbang.


No vídeo pode-se ver um excerto de "Loucos Sonhos" de Alex Chinaskee


Alex Chinaskee esteve irrequieto em palco do inicio ao fim


Setlist:
Sonhos Loucos
Loucos sonhos
Vegan song
Dá-me
Já não vivo 
Campo
Verão (Fúria do Açúcar Cover) 



GALGOGALGOGALGOGALGOGALGOGALGOGALGOGALGOGALGOGALGOGALGOGALGOGALGOGALGO


NADA ME PREPARAVA PARA O QUE IA ACONTECER, OS GALGO SÃO FINALISTAS DO VODAFONE BAND SCOUT 2015 MAS NÃO ERA ESSA ESTÉTICA QUE MAIS IMPORTAVA, O SOM COMPLEXO, AS TEXTURAS, TONALIDADES, RITMOS, PEDAIS VIBRANTES ALIADOS A CADA INSTRUMENTO MAIS SINCRONIZADO QUE OUTRO, PÕEM A BANDA NUM PEDESTAL ONDE POUCAS BANDAS ALGUMA VEZ SONHARÃO ALCANÇAR.

Galgo live set @timeoutmontijo
Óbvio que fui lá fora chamar gente. Depois do concerto de Alex Chinaskee as pessoas que estavam no bar dispersaram lá para fora para fumar ou esperar pelo próximo concerto, pensei eu... Assim que chego lá fora pergunto-me para onde foi toda a malta! Ouço uma voz que me responde "bazaram puto", era o Lourenço Dias (Panado). Precisava de encontrar gente o mais rápido possível, assim não ia fazer acontecer tudo aquilo que sonhei para este concerto, que era ir lá para cima durante o "Trauma", ainda tentei trazer uma miúda que estava lisa para dentro mas a desculpa dela foi "não posso entrar a fumar cá dentro", meu deixa o cigarro no chão e anda! "Não posso deixar a minha amiga sozinha", eu tinha uma escolha para fazer: Ficava sozinho com ela à espera que fumasse a porcaria do cigarro que ainda nem a meio ia e depois trazia-a para o concerto, ou ia a correr para o recinto responder aos gritos das baquetas da Joana? Eu corri, e foi uma das decisões mais sábias que já tomei na minha vida....


Bem, entrei disparado como um Galgo e nunca mais parei sujeitei-me a todas as vibrações que queria sentir nessa noite, nesse concerto e entreguei-me de corpo e alma a eles. O teclado existia, entre uma ou outra troca de olhar com o Alex que me notificava da existência dessas keys.
 Não foram só malhas de EP5, Galgo tocaram tanta coisa inédita, o que me leva a pensar: de onde vem o génio de EP5, existe muito mais para além disso e estamos muito ansiosos pelo disco de estreia.
 A festa foi rija apesar de tudo, as pessoas que lá estavam não paravam quietas um segundo, foi bacano dançar com o Miguel e o resto dos camponeses, que até conseguiram colocar-me no ar no meio de Monte Real, que é só uma das melhores coisas que ouvi este ano. Foi um concerto arrebatador, tremendo, vibrante do início ao fim. Até posso dizer que Galgo, de momento, devem ser uma das melhores bandas a tocar ao vivo. Vamos voltar a ver-nos sem dúvida, com mais gente espero, algo onde possa manifestar-me livremente sentindo o calor humano de outras pessoas que acaba por ser contagiante de certa forma, tive de aproximar-me do palco para sentir o calor que vinha dos amplificadores. A energia dos quatro era tão reconfortante, desde o baixista (Figueiras)  e o segundo guitarrista (Miguel), que no fim do gig estiveram connosco a falar de cenas random como Força Suprema, já lhes dei o aviso não se preocupem. Apanhei a Joana antes do concerto muito focused nos seus auriculares e ainda hoje nos perguntamos o que estavas a ouvir meu...  O Alex que é só dos gajos mais bacanos que tive oportunidade de conhecer, devíamos ter fumado aquele cigarro dentro do recinto (ahah estou a brincar).  A interação começa quando o Figueiras disse que a banda leu a nossa review do EP5. 
 Em suma, isto é Pica-Rock, se dizem ser hipsters e ter óculos de massa e advanced pack posers e não sei que mais e ainda não ouviram estas malhas, não se considerem nada.


Galgo com a redação MS: Pedro Pereira (MS), Luis Teixeira (MS), Miguel Figueiredo, João Figueiras, Alexandre Sousa e Joana Batista


Setlist:
Sabine
Tokutum
Torre de Babel
Monte Real
Balanço
Pivot
Dromomania
Skela
Trauma de Lagartixa


Agradecimentos:
Time Out Bar Montijo
Galgo
Untutored Youth
Alex Chinaskee e os camponeses
Francisco Carvalho
João Peres
Bruno Nogueira

MontijoSound 2016
























































Sem comentários:

Enviar um comentário