segunda-feira, 23 de maio de 2016

Faixa da Semana: Eternal Champions- Merry-go-round


A música Pop feita em Portugal tem ganho contornos interessantes ao longo dos anos, daí surgem editoras cujo único interesse passa por fazer Rock sem soar a algo violento ou devoluto... Algo convencional que se interligue à  mecânica simples de composição que por sua vez estabelece um caso amoroso com a melodia e consciência do conteúdo lírico exposto...
 Ainda mais engraçado torna-se, ver um baixista de uma banda de Pós Punk com influencias garageiras (ou não) a tocar malhas de outras décadas (70's talvez?), sair da sua zona de conforto e revelar-se um autêntico fabricante de canções fáceis: de ouvir, de recordar, de adorar... Enfim, Pop na sua única forma possível de conceção.
 Eternal Champions surge das mãos e mente instável (no sentido pro-ativo) e por sinal bastante aberta a novas sonoridades, de Pedro Zina (Cave Story), que vem dar o corpo e voz a um manifesto que à primeira vista poderá ser incompreensível aos olhos de quem o vê, mas para os ouvidos de quem a ouve, terá aqui uma das faixas mais agradáveis, Summer-friendly que podia ter surgido de qualquer artista português, se este tivesse a mesma criatividade e engenho para um fabrico desta intensidade harmoniosa e simplicidade de acordes, riffs nostálgicos que Pedro faz questão de soar num eco que nos traz de volta a uma década quimérica traduzida num lettering lo-fi de anos 90, falo de "Merry-Go Round", que Pedro submete pelo nome de Eternal Champions.

 O tema, esse não foge as oscilações de qualquer relacionamento amoroso, aqui é possível captar alguma honestidade, vivida ou não, que tornam Pedro num músico sensível e capaz de transpor algo muito mais profundo e inalcançável que o seu baixo em Cave aparenta, baixo esse gravado por ele nesta faixa, tal como a guitarra, tirando a bateria do seu compatriota Ricardo Mendes (Cave Story, Leaf) e um sintetizador açucarado (Catarina Branco), que se contradiz com a acidez e alguma frustração na expressão vocal de Pedro: "Ask the questions in a way to sound not profound, Merry-Go-Round, Merry-Go-Round", contraposição essa depois confirmada pelo mesmo, sem soar maldoso ou ressabiado ele diz e repete "I'm Fine".
 Eternal Champions é uma surpresa sim, mas como todas as surpresas há sempre uma incógnita: Será o embrulho mais bonito que a prenda? Mesmo se for, este single vale por muitos LP's que tenho ouvido ultimamente...

Ouçam Merry-Go-Round de Eternal Champions 

Sem comentários:

Enviar um comentário