segunda-feira, 30 de maio de 2016

PEIDO PENTATÓNICO!!!!! PEIDO ESPACIAAAL #9: José Sarmento (Reis da República!!!)


Voltamos esta semana com um descuido sinfónico, a puxar para o lado mais natural da coisa, disfarçado de Peido Pentatónico de forma irónica amigos. Estes manos do prog têm sempre muita coisa a dizer, sabem como é, mas o Zé foi buscar este tune ao lado mais deep e sentimental da galáxia de propósito para os nossos caros leitores. Vale a pena ler e ouvir este encontro galáctico com os Reis, que tocam no Musicbox já dia 10 de Junho com Filipe Sambado.


"Nobuo Uematsu foi o primeiro compositor que me fez verdadeiramente apaixonar pela música. Mais do que qualquer outro compositor de música erudita ou popular, foi ele que me demonstrou o poder transcendente dos sons e das suas progressões. Foi com ele que aprendi que certas ordens de frequências podem invocar universos de vastas dimensões e provocar emoções que nunca conseguiríamos traduzir doutra forma. 

Colocar uns acordes atrás dos outros é construir uma história: Uematsu é um verdadeiro mestre em tecer personagens e planos de fundo por detrás das suas melodias e acordes. Do início até ao fim das suas peças somos conduzidos por um fio narrativo que nos apresenta mundos e pessoas com tanta cor e conteúdo que de certa forma nos preenchem com os seus valores e história..

Já ouvi muitas vezes dizer que o olfato é um sentido com o qual fixamos muito facilmente momentos na nossa memória, que com um certo perfume nos conseguimos lembrar de todo um instante passado associado a esse cheiro. Pois eu acho que nesse aspeto a música tem um efeito exponencialmente maior. Quando oiço a peça que aqui escolhi lembro-me de quando a ouvi pela primeira vez, do que senti, do que imaginava com ela. Lembro-me de tudo por inteiro, absolutamente nada lhe é retirado. 

Numa conversa só pode haver apenas uma pessoa a falar, ao passo que pela música pode-se ter vários diálogos ao mesmo tempo. A peça que escolhi é de certa forma essa ideia: num festival, duas pessoas tentam, cada uma à sua maneira, declarar o seu amor à outra, mas cada nova tentativa é interrompida pelo barulho ensurdecedor de fogos-de-artifício. Depois de algum tempo chegam à conclusão de que as palavras não têm lugar ali, e no final deixam os explosivos falar por elas. Calaram-se? Não. Quando entraram em silêncio, falaram-se mais do que alguma vez o tinham feito doutra maneira.
Foi pela "música" dos fogos-de-artifício que se aperceberam de que a mensagem que uma queria trazer à outra era a mesma."
Na foto os Reis da República. José Sarmento à direita
Agradecimentos:
José Sarmento
Reis da República
Ilic Aleksandar

MontijoSound 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário