quinta-feira, 19 de maio de 2016

Entrevista a Panado: "Somos todos muito novos estamos em fase transição. (...) Cada vez que subimos ao palco vamos crescendo um bocado mais..."

Fomos falar com a banda do momento, os Panado, trio de Lisboa que se deixa envolver com o psicadelismo e o garage sem ter sequer construido uma ponte sobre ambas. É rock fácil. É roque felino.


MontijoSound- Estamos entre familia, lógico que vamos gozar um bocado com a vossa cara...


Lourenço- É para isso que nós cá estamos.


MS-Primeiro, alguém pode explicar a capa do vosso já extinto "Épê", aquela do Creepy Cat? Está fantástico e assustador ao mesmo tempo, quem desenhou isso? Ou foram buscar à net?

Capa de "Épê" ou Creepy Cat album, de Panado (2015)
Diogo- A capa é de um gajo chamado Louis Wain, era um pintor inglês dos anos 20/30, e ele era obcecado por gatos...

Lourenço- E esse pintor acabou por desenvolveu esquizofrenia...

Diogo- E depois devido a viver tanto tempo com gatos começou a desenvolver uma esquizofrenia...

Lourenço- Quer dizer, eu acho que ele já tinha... Aquilo é super interessante porque tu consegues ver perfeitamente a evolução da doença nas pinturas. Ele ao longo dos anos foi sempre pintando gatos, e à medida que o tempo passava, os gatos tornavam-se cada vez mais disformes. Nas primeiras pinturas são gatos normais, são pinturas mais ou menos realistas, e no fim já nem se nota que está lá um gato....

Tens de ir procurar isso, vais curtir bué...


MS- E de todas as pinturas de gatos feitas pelo Louis Wain, porque é que escolheram "aquele" gato?


Diogo- Epá, aquele gato que escolhemos, pareceu-nos o mais certo, não sei explicar...

Lourenço- Eu recordo-me de quando era puto já ter visto aquela pintura, e depois do nada, logo que começámos a tocar juntos eu lembrei-me dela, mostrei-lhes, eles curtiram, e ficou.

MS- A foto adequa-se ao vosso tipo de som que inventaram? (risos)

Lourenço- Não necessariamente, eu percebo a pergunta devido à piada do "Roque Felino"... Mas foi uma coisa mais ou menos aleatóriafoi uma atração estética mais do que qualquer coisa...

Diogo- Como passou tanto tempo, e o gato estava tão associado àquelas músicas, que para nós chegou uma altura em que não fazia sentido mudar.

Lourenço- Mas isso já nem está na net. Ninguém sabe do que estamos a falar.

Diogo- Só os verdadeiros... Os verdadeiros sabem...


MS- Andam a girar rumores que os Panado em breve vão anunciar a sua metamorfose para uma boys band... quem seria o Panado mais gato? E porquê?


Diogo- Eu acho que ele (O Lourenço) tem mais a cena de ser a... (risos)

Lourenço- Ser o quê?! (risos)

Diogo- A pretty face... (risos) É que o Bernardo já está set para a vida...

Lourenço- O Bernardo já está casado. E muito bem casado diga-se, com a Maria, a nossa fantástica ilustradora...


MS- Olá Maria! (acenando para a namorada do baterista, Bernardo Moniz)


Diogo- Mas acho que entre nós os dois ele (Lourenço) tem mais a personalidade disso... (risos)

Lourenço- Personalidade e a cara, já agora.


(AHAHAHAH)

MS- É do bigode não?


Lourenço- É um bocadinho de tudo.

MS- É dos gatos.

Diogo- É dos gatos.


MS- Houve alguns concertos de panado que foram amaldiçoados pelos deuses do rock...

Lourenço- É verdade. Ou pelos diabos...


MS- ...Como o clássico incidente na Timila das meias ou o recente desastre no Lounge... Alguma história gira para partilhar?


Lourenço- Assim de repente não sei, mas temos sempre encontros muito estranhos com os técnicos de som, são todos pessoas muito "únicas"!

Bernardo- Menos o do Tokyo... O do Tokyo era um bacano.


MS- Estava muita gente no Tokyo?


Bernardo- Por acaso estava fixe aquilo..

Diogo- Ya o sitio é bue pequenino, há bué pessoal que vai lá por aquilo ser o Tokyo...

Bernardo- Curti bastante desse concerto por acaso.


MS- Como é que surgiu o convite do Cláudio para irem gravar com ele?


Lourenço- Isso foi tudo uma situação bastante caricata... (risos) Tudo começou na Bistroteca quando eles (Pista) foram lá tocar o ano passado. Depois o Ramos que é muito próximo da banda...


MS- Ah sim! O Groupie-pseudo-manager, continuem.

(Muitos Risos)

Lourenço- Acho que isso descreveu na perfeição o Ramos. (mais risos) Mas ya, o Ramos estava a organizar o evento, e eles ficaram mais ou menos amigos, o Ramos e o Cláudio...

Diogo- Porque o Cláudio é alto bacano, é super na boa...

Lourenço- Depois o Ramos mostrou as nossas cenas ao Cláudio, o "Épê" aquelas malhas gravadas no móvel ainda com o tal gato...


MS- Também achámos incrível terem gravado um EP no móvel...


Diogo- Foi mais por necessidade... Não tínhamos literalmente acesso a nada, e gravámos no telefone. 

Lourenço- E além disso, nós nunca tivémos intenções de mostrar aquilo a ninguém excepto os nossos amigos... Por isso, na altura, a qualidade das gravações nem sequer era um problema.

Bernardo- Sem dúvida, foi mais numa de nós próprios podermos ouvir as malhas em casa e ver como é que soava.


MS- Uma curiosidade: O móvel estava muito longe dos instrumentos?

Bernardo- Depende... Estava no meio da sala ou em cima de um dos amps.

Lourenço- Foi um bocado por tentativa e erro. Experimentávamos uma vez e se, por exemplo, a bateria ou a guitarra estivesse demasiado alta, metíamos o telemóvel um bocado mais longe do instrumento.

Bernardo- Era a nosso única preocupação na altura.


MS- Voltando ao Cláudio...


Lourenço- Sim... Depois fomos ao concerto de apresentação do albúm dos PISTA, "Bamboleio", porque o Cláudio tinha achado piada às malhas e disse para nós passarmos por lá. E depois acabou o concerto e nós fomos lá falar com o Cláudio no final, ele todo suado disse-nos"Curti bué das vossas malhas, têm de ir lá à garagem tocar" e depois conversa levou conversa, fomos à garagem dele tocar...

Diogo- Porque o Cláudio também estava bué numa de "quero experimentar produzir alguma coisa" e por acaso fomos nós.

Lourenço- Foi basicamente juntar o útil ao agradável.


MS- Então ele usou-vos como "Lab Rats" ou assim...


Diogo- Oh não, Se alguém usou alguém fomos nós a ele.

Bernardo- Completamente...

Lourenço- Mas foi algo super espontâneo. As coisas aconteceram assim, porque tiveram de acontecer. Acho que "usar" é uma palavra infeliz. Foi tudo muito natural.

Diogo- Porque eu sinto também que nós estamos muito na mesma onda interpessoal entendes? Damo-nos todos super bem.

Lourenço- Pode não ser tão visível para outras pessoas em termos musicais mas estamos completamente na mesma página, mesmo ele como produtor, acho que nos entendemos todos muito bem.

"A nossa relação com o Cláudio desenvolveu-se de forma muito natural e espontânea, nada pareceu forçado"


MS- Sentem que estão a crescer como músicos ao gravar com artista tão conceituado e respeitado como é o Cláudio?
Falem-me dessa experiência...


Lourenço- Respondendo à tua pergunta, sim. Mas mais que isso, eu acho que estamos a crescer como músicos, mas é mais de tocar e tocar e tocar... E com os concertos que falaste há bocado, onde estão 5 pessoas, ou um amp falha a meio do concerto, temos ganho imensa bagagem.


MS- Mas ele tem muita coisa para partilhar convosco...

Diogo- Isso é totalmente verdade.

Bernardo- Ele dá-nos muitas dicas sim... Ele ajudou-nos bastante com a gravação das faixas, a lidar com as pessoas em concertos, ainda agora estávamos a falar sobre o soundcheck...

Lourenço- Ele já anda nisto há muitos anos, e devido a isso mesmo, ele se calhar olha para certas coisas de uma maneira que nós ainda não olhamos, ou não damos a mesma importância. Nós queremos é tocar, e ele é do tipo "não meus, vejam lá isto"ou "tenham cuidado com isto"...

Vitor- Porque eles andam nisto há muito mais tempo que os Pista... Eles estão nisto há muito tempo...

Bernardo- A nossa relação com ele... A grande ajuda que ele nos deu foi nessa parte da produção. Nós quando fomos para lá já tínhamos as músicas feitas.


MS- Mas sentem que têm crescido desde a última vez que vieram cá ao Montijo?


Lourenço- Claro que sim. Isto do crescer... Esta é a primeira banda de todos nós. É a primeira vez que fizemos uma música em conjunto, a primeira vez que subimos a um palco, a primeira vez que gravámos coisas mais a sério. Por isso, há medida que o tempo passa e há medida que vamos dando mais concertos, vamos crescendo um bocadinho.... Mas sim, acho que somos muito mais banda do que éramos há um par de meses atrás.

Vitor- Acho que o crescer também tem a ver bastante com o teu crescimento como pessoa. Nós somos todos muito novos, estamos em fase de transição e os gostos vão mudando, é um bocado também acharmos a nossa direcção...


Quantos mais ou menos, desde o inicio do ano?


Diogo- Uns 20 na boa.

Lourenço- 20 desde Setembro, talvez...  Mas, entre Setembro e Dezembro tivemos prai uns 4 concertos, e no inicio do ano até Março não tivemos nenhum, e só depois disso é que começámos a dar concertos todas as semanas.

Bernardo- Temos tido praticamente 1 concerto todas as semanas há 2 meses prai, o que para nós era impensável há bem pouco tempo atrás (risos).

Diogo- Mas repara, desses todos não foram todos como no Tokyo. Alias, e principalmente no inicio, houve concertos onde estavam tipo 5 pessoas.

Lourenço- Completamente. Houve concertos de merda. Concertos onde o pessoal do bar se estava completamente a marimbar para ti, concertos para 5 pessoas em sítios meio escondidos, concertos em sítios sem praticamente nenhum equipamento sonoro... E, em retrospectiva, acho que isso foi muito importante para nós como banda e ajudou nos a crescer imenso.

Bernardo- Como por exemplo o da Timilia, onde estavam lá os nossos amigos todos.

Diogo- E nessa fase, mais do que agora, era mais numa de nos habituarmos a estar em cima do palco e tocar para alguém do que propriamente dar um concerto.


"Houve concertos de merda, esses foram os mais importantes e os que nos ajudaram a crescer imenso como banda"


MS- Na Timília foi precisamente, a primeira vez que tive contacto com a vossa banda. Foi pena é o dono daquilo ser meio idiota...

Lourenço- Por falar nisso! Falaste em histórias há bocado, temos alta história com ele...


MS-Querem partilhar connosco?


Lourenço- Aquilo foi tudo super estranho. Eu agora a olhar para trás, aquilo parece-me um sonho meio exótico.

Bernardo- Completamente...

Lourenço- Mas resumidamente, nós estávamos a fazer o soundcheck, o Ramos estava na mesa de som, e de repente, vê o seu espaço invadido por dois adolescentes apaixonados de 50 anos. (risos)


MS-Como assim?


Lourenço- A meio do soundcheck, o dono do bar juntamente com a sua bela namorada, começaram numa sessão de marmelanço à antiga mesmo em cima da mesa de som onde estava o Ramos. (risos)

Bernardo- O Ramos estava literalmente de braço esticado para não lhes tocar, enquanto fazia o nosso som. Eles estavam os dois mesmo em cima da mesa de som a curtirem a deles. (risos)

Lourenço- Só me lembro do Ramos perplexo, a não acreditar no que estava a acontecer. (risos)

Diogo- Eu acho é que eles queriam ir jantar, e isso foi a dica. (risos)

Lourenço- Não, meu. Aquilo é um modo de vida. Ou vives no limite ou não vives. (risos)


MS- Inacreditável. Mudando de assunto, porque é que as vossas músicas tem títulos portugueses e são cantadas em inglês como o "D. João"? Nunca pensaram em cantar inteiramente em inglês ou português, porquê um ep misturado, são alguma batedeira?

Diogo- Há muito por trás disso: Quando gravámos a cena, às vezes púnhamos títulos nas músicas só para nos lembrar-mos... E o tempo foi passando e essas músicas ficaram de tal forma associadas a esses nomes, que agora para nós já não fazia sentido mudar.

Bernardo- A cena da língua, foi o que saiu na altura enquanto estávamos a fazer as músicas, o que pareceu natural.

Lourenço- Mas nunca se pensou muito nisso, nunca houve uma conversa de "agora vamos cantar em inglês" ou "agora vamos fazer uma música em português"...  Mas por acaso agora sinto que estamos muito mais confortáveis a cantar em português. Inclusive, a "Charopes" que já está cá fora, é cantada em português.

Diogo- É quase como outro instrumento se tu pensares bem, imagina um cantor francês ou alemão ou seja o que for, como não entendes o que ele está a dizer então associas a sua voz há de a um instrumento.

Lourenço- E tens artistas como o Devendra ou o Rodrigo Amarante que cantam em 3/4 línguas. Esse problema só existe, se tu o criares.


MS- Há 11/10 meses prai tocaram aqui no Montijo com outro projecto.


Bernardo- Eu e o Diogo tínhamos uma cena completamente diferente, ele tocava e eu cantava...

Lourenço- E como é que se chamava? (risos)

Bernardo- "Os Benfiquistas"... (risos)

Lourenço- (risos) Não a sério, se fores procurar à net no Bandcamp ou assim, vais encontrar "Os Benfiquistas"...


MS- Isso está na net? Foi gravado como?


Bernardo- Foi no telemóvel. Para variar.

Vitor- Era eu e a voz do Bernardo, porque ele tem uma voz muito bonita, a sério...


MS-Então quando é que surgiram os Panado?


Diogo- Foi logo a seguir à Bistroteca... A cena é que nós já no conhecemos todos há muitos anos, uns 5/6. E eu andava sempre a chatear-lhes para fazermos uma banda, só que eles nunca queriam. Depois fui fazendo umas canções na guitarra, onde o Bernardo cantava por cima e demos uns 2 concertos acústicos num bar de uma amigo. Mas o meu objectivo sempre foi o de ter uma banda, nós os três.


Lourenço- Mas em relação a essa pergunta... O Diogo e o Bernardo, mesmo depois da formação d'Os Benfiquistas,  andavam me sempre a chatear para ir tocar com eles e eu, não sei bem porque, mas nunca sentia que o devia fazer. Depois houve a Bistroteca, organizada por putos como nós, com concertos espectaculares mesmo à porta de nossa (antiga) casa. E não sei, isso fez-me mesmo pensar "Bora lá tocar. Bora lá fazer cenas e o resto... o resto safoda".

Diogo- Passado uma semana, começámos a tocar.


MS- Vimos um vídeo vosso em que tocaram na Fbaul (Faculdade de Belas Artes), o Vítor estava a tocar com um amp de baixo pelo que eu ouvi...

Lourenço- Não não, eu é que estava a tocar com um amp de guitarra...

Diogo- E eu tava com um mic buéda merda, tipo à Elvis Presley.(risos)


MS- Falem-me um bocado desse gig, foi literalmente o vosso primeiro , não foi?

Lourenço- Foi. E foi só espetacular.

Bernardo- A malta estava bué recetiva e estava toda a gente a dançar... Foi do caralho.

Diogo- E depois eu rompo a corda! E depois eu meto a corda bué à pressa, e a corda volta a romper-se! (risos)

Lourenço- E nós chegamos lá e afinal não há amp de baixo...  Depois já muito em cima da hora, tive que pedir emprestado o único amp de guitarra que havia. Toquei com aquilo com um som horrível, o amp quase a rebentar, a pastilhar por todo o lado...

Bernardo-Mas a malta tava toda a cagar-se, estava tudo a dançar e a curtir...

Lourenço- Foi do caralho. Por tudo.

Diogo- E depois como estávamos bué do tipo "Ok, não quero saber. Baza fazer esta merda como se pode", a malta viu bué que estávamos a tentar lidar com a situação e vibrou connosco e foi mesmo memorável...

Bernardo- O ambiente acima de tudo.


MS- Foi a primeira cena que meteram na net, isso também foi logo um BOOM gigante, foi o primeiro contacto que eu tive com a vossa banda e o de muita gente, ver logo aquela malta toda naquele video...

Lourenço- Sim, como te dissemos, aquilo foi mesmo o nosso primeiro concerto.

Vítor- Ya, a cover dos Cave Story, a parte final do "Southern Hype"...

Bernardo- Foi a primeira cena que quase toda a gente ouviu nossa...

Lourenço- Mas esse concerto foi mesmo fantástico, por tudo o que aconteceu,  recordamos esse dia com muita saudade...


MS- Mudando de assunto. Já pensaram inscrever-se no "Portugal Got Talent"?

Lourenço- Fora de tangas, a mãe do Diogo está lhe sempre a dizer para ele ir a esses programas...

Diogo- É verdade.

"Vimos putos como nós, a fazer algo como foi o Bistroteca, e pensámos logo: Bora fazer cenas! O resto safoda...!"... Uma semana depois, os Panado nasceram"
Posteriormente, para além de invadir a entrevista, Cláudio invade também o concerto dos Panado


Vemos, de repente, o Cláudio Fernandes a invadir a entrevista de forma mais hilariante e pragmática possível

Cláudio- GRANDA BANDA, GRANDA BANDA! Porque ninguém está a gritar comigo?

Lourenço- Cá está ele...

Cláudio- Olhem, vou só em suma explicar-vos o verdadeiro significado da vida: Não há meu... Não há.

Cláudio- Isto está a gravar?

MS- Sempre.

Cláudio- Uuuuuuhhh, um dois, um dois...(testando o microfone) Estavam a falar do quê?

Lourenço- Estávamos a falar de...

"Os Panado, são altamente!", Cláudio Fernandes sobre Panado
Cláudio- Não, mas eu não descobri os Panado a sério, os Panado descobriram-se por si... A margem de progressão... do caralho.



MS- Haverá alguma forma de rotularem o vosso som que não roque felino? Há muita coisa que me vem à cabeça quando oiço malhas vossas, conseguiam adivinhar duas ou três referências que se comparem ao vosso som? 


Diogo- É Roque Felino... Por causa do gato.

Bernardo- Mas qual gato! É a nossa sonoridade, a mim bate tudo certo... (interrompido)



E mais uma vez, de repente, Cláudio Fernandes partilha connosco um pouco de sabedoria.


 Cláudio Fernandes- O problema das bandas é... o problema das bandas é quererem ter significado... As bandas existem, ponto.



MS- Toda a gente quer saber, para quando o "Épê" de panado? Quando é que sai!


Lourenço- Dia 37 de Junho.

Bernardo- Não sabemos ainda... (risos)

Diogo- Temos de falar com o nosso produtor. Tudo depende dele.

Cláudio- Eu não sou produtor, eu gravo!

Lourenço- Mas está para breve... Quem sabe o amanhã?...

MS- Já abriram para Pista, vão abrir para a semana para os Sunflowers... Falta os Panado abrirem para quem?


Lourenço- Para os Sonic Youth.

Bernardo- Para os Queen também...

Cláudio- Nãaaaaaao. Os Panado vão abrir...

Cláudio- Os Panado têm de abrir para Shellac e Metz. Vocês abriam bem para os Preoccupations também. (Ex Viet Cong).



Após esta referência falamos sobre a mudança do nome dos Preoccupations , onde se destaca a intervenção do Lourenço, que diz, e passo a citar: "São uns conas."








MS-Para finalizar. Iniciativas como o MontijoSound, são importantes porquê?

Diogo- É também aquilo que já tínhamos falado sobre levar a sério o que fazes...

Lourenço- ...Independentemente dos meios. Mais ou menos como nós.

Diogo- Todas as merdas começaram com a ideia de alguém que não tinha nada, a dizer: "bora fazer isto". Toda a gente começou no mesmo sítio.

Cláudio- A vontade. A vontade de fazer cenas acho que é o mais importante., e aquilo que eu vi nestes putos é que eles tão cheios de vontade de fazer cenas, isso é altamente respeitável.

Lourenço- Acho que os Media têm um papel fundamental na música, tal como os artistas, o técnico de luz ou o booker. E para a indústria funcionar correctamente, todos nós temos que fazer o nosso trabalho da melhor maneira possível, todas as etapas têm que ter pessoas competentes. Por isso, iniciativas como vocês, são sempre bem-vindas.

MS- Mandem os vossos cumprimentos para o MontijoSound malta!


Panado(+Cláudio) em coro- Grande beijoca para o MontijoSound !




Sem comentários:

Enviar um comentário