segunda-feira, 13 de junho de 2016

Prof Jam: Concerto na Comuna é um dos pontos mais altos na carreira do rapper

Uma cópia física que também servia de bilhete de entrada
Caras alegres e sorridentes, ansiosas e porque não, estridentes. São só rimas escritas num papel é verdade mas acredito que a beleza reside na forma como elas são interpretadas: Temos aquela dicção "Estou a sufocar porque tenho fumo na garganta" ou como nós comuns lhe chamamos de "Rap Carocho", uma mescla de frases mal construídas que giram (quase) sempre á volta da vida no bairro social, drogas mal geridas consumidas com um propósito destrutivo ou recreativo (nomeadamente marijuana) ou mulheres e o sexo como uma banalidade ao invés de um privilégio... Depois temos aqueles que inventam novas dicções e construções frásicas e trocadilhos e gírias, uma nova forma de expelir palavras com a mesma emoção e intenção. Rimas são expelidas com um propósito, um objectivo, existe uma lição a reter de toda esta "chuva de cuspo" que nos vai atolando o cérebro e nos vai deixando capazes de ver as palavras. É verdade, eu disse ver as palavras.

Faixa alvo vai dos 16 aos 25 mas não passa dos 30
Ainda confundi o teatro aberto com o da Comuna onde se passaria tudo aquilo que Prof Jam havia partilhado nas suas redes sociais: concerto de apresentação do disco "Mixtakes", 10 de Junho no Teatro da Comuna em Lisboa, Praça de Espanha. O que me despertou logo a curiosidade foi a maneira como essas faixas melancólicas seriam interpretadas. Melancólicas e sérias em comparação ao primeiro disco, que fundia trap com bass e outras influências de perfis nocturnos. Embora um homem re-habilitado, haverá sempre o desejo de voltar a ouvir Prof circa 2014, aquela voz que encaixava com os beats explosivos, aquela indecência em forma de ingenuidade... Embora tenha esse desejo admito: Mixtakes veio a dar muita legitimidade a Prof Jam, veio apresentar o humano que reside no seu corpo, tal flow anormal só o tornariam numa besta ou um alien! Iria estar muita gente para ver essas mutações a partida...

Vácuo no aquecimento
Mike El Nite e Papillon entre os convidados Vip
Como prometido, Prof Jam trouxe alguns convidados, alguns ex-mates da Astro Records, agora uma bola sem ar... Vácuo aqueceu o público sedento e impaciente, ora contentado ora indignado pela demora. É que o Prof começava à meia-noite, já passavam meia hora e ainda não havia sinais do homem da noite... Enquanto isso, outros homens capazes subiam ao palco...




Estavam mais de 250 pessoas na Comuna
Mal entrou, num gesto de oração, Prof agradeceu a todos os presentes, eram mais de 200. Uma cortina encerra a primeira cena e "Dope" (Hypnotik Skit) seguido de "Festa Privada", primeiro tema desse disco, fazem Prof Jam entrar no palco com uma t-shirt vermelha, cor viva deixa penetrar toda a luz que ele menciona nas suas faixas profundas e preponderantes de certa forma: Prof emana maturidade e toda a sabedoria que um disco desta bela concepção alguma vez requeria. Vai cantando essas faixas acompanhado do seu homem dos back vocals (Vasco Cruz) ou devia dizer "black vocals" (tal obscuridade por vezes) em faixas subtis como "Sinestesia" ou "Limpa-Fundos", o público acompanhava as letras ao pormenor, entre outros "cocksuckers", peço perdão utilizar expressões que Prof utilizou em músicas anteriores, que na pausa das músicas só sabiam gritar "És o maior Prof"... Eu ali há frente só conseguia gritar "Quero água!", tal compaixão de Prof que ofereceu uma garrafa a uma fã que não se sentia muito bem... São drogas e bottles minha gente.              

                
Magboy chamado para cantar "Cépticos" para delírio óbvio
Com Mixtakes despachado e um brilho nos seus olhos estava agora na altura de começar a festa! Foi vestir uma t-shirt preta e cantou hits atrás de hits com a ajuda de alguns amigos como Magboy (RSK) para cantar "Cépticos", Lhast que produziu vários beats de "Mixtakes" ou faixas de outros artistas como Dillaz esteve presente durante quase todo o concerto e mais além, num DJ Set que durou até às 4 da manhã (segundo relatos)... Mike El Nite, também um dos mais aplaudidos assim como Papillon (Grognation) vieram ajudar Prof Jam a concluir a sua mais emblemática aula, com dois sucessos instantâneos, "Mambo nº1" e "Money" respetivamente.
 Aqui, Prof Jam é reconhecido como um dos rappers mais urgentes da cena portuguesa, Mixtakes ficará para a história como um disco belo, uma concepção refinada e uma composição perturbada mas ciente. Dia 10 de Junho de 2016: Prof Jam é uma das figuras do rap português, e como tal há a pressão de um terceiro disco tão bom ou melhor que este "sophomore", mas ao longo dos anos Mixtakes terá a sua influência nos próximos movimentos e esse será o seu derradeiro legado.
 No ar, ficam as eternas palavras que marcam a noite, proferidas com toda a emoção e honestidade do planeta. Prof Jam acaba e diz: "Este concerto brutal foi todo à vossa pala!", essa frase vale os 10 euros do bilhete. Já o disco é para ser guardado ainda com o plástico na capa e deixar ali a apodrecer durante gerações e gerações. Para os idiotas que abriram: Não podiam ter ouvido na net ou assim?

Prof Jam e Mike El Nite no fim

Sem comentários:

Enviar um comentário