segunda-feira, 25 de abril de 2016

Álbum da semana: Galgo- EP5

Talvez seja uma coincidência engraçada mas acabo sempre por ficar bué panco das bandas que vencem o Vodafone Band Scout, basta só dar uma olhada a alguns vencedores do passado que hoje não saem da minha playlist, até já tenho umas quantas cópias físicas, de Cave Story ou Pista...
Galgo são um four piece (revólver?) muito incomum, estamos a falar de Guitarra, bateria, baixo e teclado.  Aqui, em certas faixas a bateria instável e up tempo e os teclados omnipresentes ditam um som muito difícil de catalogar, e nem sei se quero. Há experimentações e um espírito muito free jam, pode-se ouvir em "Monte Real", para mim a melhor faixa deste trabalho de estreia. Falando de Monte Real, a música começa com uma linha de baixo que segue a guitarra irrepreensível que dá molde a música, criando um clima eterno de ansiedade mas depois mais tarde estabilizando o som em algo forever espontâneo e bastante aleatório, mas que faz muito sentido, como os riffs-esque-foals ou os vocais reverb-full e teclados que afogam a música num pântano de ruído audível.
 De resto o EP começa muitíssimo bem com o single "Trauma de Lagartixa",  aí capta-se a estrutura de uma música de Galgo, uma só linha que pode ser usada como refrão ou simples grito de guerra,frase dita e gasta vezes sem conta dando forma a uma faixa muito experimental, tudo isto faixas que põem a banda num circulo Math/Psichadelic  mas eu gosto de pensar que a banda é muito mais livre que isso. O som é profundo e eclético por vezes, em Torre de Babel encontramos um ritmo de baixo super groovy que não deixa ninguém estar parado, os riffs iniciais fazem lembrar Grandfeathered do início ao fim, só o facto de estarmos a comparar a banda a pinkshinyuultrablast diz muito, e a audição apesar de curta (4 faixas) torna-se muito mais perceptível a cada audição, um lp ditará o derradeiro veredicto mas EP5 é um excelente cartão de visita.

Ouçam EP5 de Galgo aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário