terça-feira, 12 de abril de 2016

Álbum da semana: Prof Jam- Mixtakes

Rap Tuga nunca foi propriamente a minha coisa preferida do mundo, eu lembro-me de ter nojo de ouvir o Regula, ou outros artistas cujo os beats são mais interessantes que a letra em si.
 Eu ouvi o "Big Banger Theory" à uns anos atrás depois da Liga Knockout, Prof Jam era muito mais explosivo e hóstil na altura. Hoje Prof já não é o mesmo rapper que era nesses tempos mas a sua hostilidade é tão mascarada de tons filosóficos, ofensa ela tão subtil que mais parece uma lição de vida quando na verdade de forma mais tranquila e consciente possível, Prof Jam manda-te para o caralho. É o que ele diz em "Além"...
 Sim ele é o professor dos putos da nova geração, isso transmite-se de forma tão clara. Uma auto-estima de ouro que torna Prof Jam num rapper versátil e incrivelmente carismático, como no single "Queq Queres" ou "Lodi Dodi".
 Aqui encontramos algumas das linhas mais brilhantes do ano no panorâma urbano tuga, em "baudelaire", num pico perto do refrão: "só digo-te eu, this is real tipo Telaviv/ Safoda a morte não me importo mano até lá vivo/ até o Hell é um hotel e eu até lá vivo/ e quando eu pego no pincel boy a tela vive", uma nova maneira de escrever versos, aprofundar uma só palavra e convertê-la em mil interpretações possíveis: "(...)E que tudo resto é a paisagem/então começa a ver como é que os teus pais agem", ouve-se em "Além".
 Com faixas elas alinhadas de forma mais ordeira possível de forma a criar um ambiente ora adverso ora mesmerizante, Prof Jam afirma-se de uma vez por todas como um dos nossos mestres da música underground tuga, tornando (quase) todos os rappers a fazer rap em português obsoletos.

Sem comentários:

Enviar um comentário