terça-feira, 7 de junho de 2016

Álbum da semana: Treehouses 2290- The Difference Between a House and a Home


À partida parecem ser mais outra banda indie de Lisboa com etiquetas inadequadas no Bandcamp, no entanto, fiéis à sua capacidade de auto-rotulagem, Treehouses 2290 são uma das bandas mais peculiares do cenário. Sem recorrer ao uso abusivo da distorção de cordas, a banda acha um equilíbrio perfeito entre o ruído e a paz sonora, numa conjugação de sons que dão maturidade e independência à banda, tudo coisas audíveis no quarto trabalho "The Difference Between a House and a Home".
 Sonoridade nebulosa e atmosférica (The Wall); Vocais etéreos capazes de encontrar ruído descomunal, por certo, dois dos três ideais do Shoegaze pré-moderno (Budapest); Padrões repetitivos, quase hipnotizantes de um sintetizador falante (deLorean). Nada disto parece datado ou repescado, talvez provenha daí a beleza das faixas, embelezadas numa manta progressiva que não deixa nenhuma delas acabar (ou começar)... A produção parece legitima, a masterização também.
 "A casa" é aquilo que os Treehouses foram, um grupo obcecado pelo ruído grátis, baterias rápidas e vocais "guinchados"... "O lar" é onde a banda descobre como converter todas essas influências em pura arte. Seja até 2290 ou num futuro ainda mais longínquo: No presente, este é o som do futuro. É para lá que a banda caminha, sozinha.

Ouçam as diferenças aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário