domingo, 1 de dezembro de 2013

Crtitica

Artista: Xungaria no Céu
Álbum: Xungaria no Céu
Género: Comédia/Paródia
             Soul
             Punk
             Rap
             Electrónica
Lançamento: 20 de Setembro de 2013
Editora: Flor Caveira

O que é isto? Quem fez isto? E de onde é que vem isto? Era o que uma pessoa normal perguntaria assim que visse isto no Youtube ou no 5 Para a Meia Noite como foi o meu caso, mas a verdade é que uma coisa não podemos negar, é que Xungaria no Céu quando visto pela primeira vez suscita curiosidade. Quem fez isto? Um grupo de desajustados fartos do Mainstream e prontos para mudar a face da música portuguesa. Quem mais? A Flor Caveira, que trouxe quase toda a editora que tem como lema "Religião e Panque-Roque", e todos estão presentes:
 Tiago Guillul, Samuel Úria, os Pontos Negros, os Lacraus, João Coração, Jorge Cruz, Bruno Morgado, Alex D'Alva Teixeira, Manuel Fúria e mais qualquer um que queira fazer parte deste projecto mais maluco que a própria editora em si.

O resultado: Xungaria no Céu, um longa duração de Comédia/Paródia, Rap, Punk e mais qualquer outro género que possam imaginar. Mas a verdade é que este álbum é medido nos seus mais pequenos pormenores: Quer nos vocais Soul de Selma Uamusse em "Na cabeça levo a festa", quer na viciante "Matemática", muito por culpa do refrão "orelhudo" interpretado por Alex D'alva Teixeira e Guel, ou no Punk de dois acordes em "Sai cá pa fora" ou quer no electrizante "Caruncho de ossos". Mas talvez a música de melhor efeito e também o ponto do álbum é em "Tou Pronto", seja pelas suas letras hilariantes que encorajam uma pessoa a fazer tudo ("Mandem vir onda gigante, Eu tou Pronto"), até alguma correr mal claro, ou se calhar pelas estrelas mais sonantes da editora aparecerem no video (Com maior nota claro para Samuel Uria e Alex D'alva Teixeira). E claro, o álbum não podia terminar sem o hipnotizante interlúdio "Xungaria não teme o F.U.T.U.R.O".

Eu não sei se esste "Xungaria no Céu" é demasiado "Avant-Garde" para ser entendido, mas a verdade é que este álbum é demasiado brincalhão e divertido para ser verdadeiramente levado a sério.
 Não vá a Rolling Stone dar 5 estrelas ao álbum, mas acho que só daqui a uns quantos Mundiais (este não conta) é que vou finalmente conseguir perceber a verdadeira beleza deste álbum, mas por agora, vejo este como uma piada, e nada mais.
 Esperemos que por essa altura, esta malta já tenha uns quanto álbuns bons, porque este não é terrível, mas neste caso, isso não basta...

Faixas: (As faixas marcadas a azul são as escolha do MontijoSound!)

  1. "Chamando toda a Xungaria"
  2. "Tou Pronto"
  3. "Na cabeça levo a festa"
  4. "Xungaria no Céu"
  5. "Por te amar não me contive"
  6. "Matemática"
  7. "Saia cá para fora"
  8. "Onze dias no Brasil"
  9. "Mais Louvação"
  10. "Caruncho de ossos"
  11. " Qual é o segredo por que as meninas gritam de medo?"
  12. "Pousaste os Auscultadores"
  13. "Uma migalha de pão"
  14. " O futuro do chão não passa"
  15. "Xungaria não teme o F.U.T.U.R.O"






Sem comentários:

Enviar um comentário