domingo, 1 de dezembro de 2013

Critica

Artista: SILVA
Álbum: Claridão
Géneros: Elétrónica
               MPB (Música Popular Brasileira)
Lançamento: 9 de Outubro de 2013
Editora: -
Minutos: 50:38
Vindo se do nada, Lúcio Silva, mais conhecido por SILVA, emerge da superfície depois de um EP homónimo, reconhecido um pouco por todo o mundo, sendo visto no Brasil como uma lufada de ar fresco, com uma sonoridade muito característica deste talentoso compositor.
 SILVA volta, agora com um longa duração de 12 músicas de uma teatralidade poética, sendo estas composições lindíssimas, quase todas elas com um tema em comum: o amor, sendo que SILVA fala deste como se fosse uma mescla de emoções, desde depressão até alegria.

De resto, "Claridão", fazem lembrar muito a James Blake, outro brilhante jovem compositor da sua era, que também fez algumas das músicas mais bonitas deste ano, o que cria aqui um grande elo de comparação. James Blake explora temas semelhantes aos explorados por SILVA, todavia, de forma mais eclética e ás vezes violenta, sonoridades essas ouvidas em "Overgrown"; e Silva explora esses arranjos electrónicos de forma mais etérea, mas com um certo atrevimento, energia, divertimento, que sem esse tornava este álbum aborrecido.

 Mesmo no inicio do álbum, encontramos uma das melhores faixas: "2012", que fala do fim do mundo, sem ser de uma forma triste ou mesmo catastrófica, mas como se fosse um alivio, como o próprio canta na música, dizendo: "É o fim do mundo eu que sei, mas eu não sinto mais medo", de forma tão etérea e relaxante.
 "12 de Maio" também é uma grande música, mas o momento de grandeza do Álbum chega no fim, com a brilhante "Moletom" que salienta as capacidades de Silva não só no sintetizador, como também no piano ou simplesmente no seu tamanho talento como compositor; e "A Visita", uma alegre música que fala de um rapaz que visita a sua amada, também com brilhantes resultados de Silva no violino, adicionando um toque rural muito original à música.

"Claridão" chega a ser tão divertido de ouvir que ofusca a deprimente e ás vezes triste composição de Silva.
 De resto um excelente álbum, digno de audição atenta, para aqueles que apreciam música electrónica na sua vertente mais soft.

Faixas: (As faixas marcadas a azul são as escolhas do MonijoSound!)


  1. -"2012"
  2. -"Falando Sério"
  3. -"Cansei"
  4. -"12 de Maio"
  5. -"Ventania"
  6. "Mais Cedo"
  7. -"Claridão"
  8. -"Acidental"
  9. -"Posso"
  10. -"Imergir"
  11. -"Moletom"
  12. -"A visita"

Sem comentários:

Enviar um comentário