quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Festival Rama celebra o feminismo, o protesto e algures entre os dois o Punk

De 7 a 17 de Setembro Lisboa vira os seus olhos para o Rama Flor (Maternidade e ZDB), festival que celebra a cultura Queer e o feminismo, muito semelhante ao já extinto (em território luso) Lady Fest.
 Entre cinema, diálogo e workshops, o destaque vai para as bandas que passam pelo Lounge, Rabbit Hole, Rua das Gaivotas 6 e a Galeria Zé dos Bois, os 4 palcos do festival, num evento que prima pelo DIY, o garageiro e acima de tudo o poderio Riot Girl, como forma de encaixar na temática do celebração.

Shoopping, Consumer Complaints (Milk Records,2015)



Da dir. para a esq. Helena e Shelley, as Clementine
O primeiro grande destaque vai para londrinos Shopping, que editam dois discos em 2015, incluindo o memofante "Consumer Complaints", super ataque de funk-punk minimalista e eclético, enaltecido pelo baixo boomerang que vai dos dark 70's e volta até ao lo-fi de novo século, evocando todo o new-wave e dramatismo melódico das cordas jangle, os vocais post-menstruation-chaos de Rachel Aggs, tudo isto envolto numa manta alegre e um espírito anarquista mas gentil.




No mesmo dia 9 de Setembro, também na Galeria Zé dos Bois, a baixa fidelidade e desacerto neurológico das Clementine traduz-se em garage essencialmente ruidoso que prima pela subtileza e o minimalismo de acordes viscerais e dissonantes, bateria sincronizada com esses acordes que são um grito para toda uma cultura riot girrrl, captando a ingenuidade de Kate Pierson, a rebeldia de Patti Smith, o "i don't give a shit" de Courney... Acima de referências mal tratadas pelo vocab-hipsto*, a química de Shelley Barradas e Helena Fagundes (ex- Dirty Coal Train) é comparada às riot-teens Dog Party.


Pequena legião de fãs aguarda pelo menos um EP de Ninaz
este ano
Dois dias depois no dia 11 de Setembro as torres caem na Rua das Gaivotas. Dia 14 o Rama pára no Damas Bar com destaque para concertos de Ninaz, grupo de adolescentes no pico da puberdade come todo o sunshine psicho-doce* e o noise ruidoso de mid-90's, para se apresentar como uma das bandas mais promissoras do catálogo Xita Records. A fragilidade e imaturidade são desventradas pela bravura sónica e o entusiasmo tão contagioso como fiável.

A introspectividade de LauraL ou o blues-punk de The Younger Lovers são outras alternativas num programa que incluí documentário/curta de Vega Darling "LOST GRRRLS", no entanto o grande destaque de dia 11/9 vai para a jovem em  ascensão Sallim, prodígio da Cafetra Records extraí vulnerabilidade e emoção em canções introvertidas, sentimentais e profundas, numa análise à composição ou os vocais frágeis de Franciska Salem, que resultam no muito elogiado "Isula", desfecho mais previsível depois de uma antecipação massiva deste trabalho de estreia.
Sallim
As entradas para dia 9 de Setembro na Galeria terá um preço de 6€ e os ingressos podem ser adquiridos na própria Galeria Zé dos Bois, Flur e Tabacaria Zé Martins
Nos restantes dias a entrada é livre.

Evento Rama em Flor no Facebook: https://www.facebook.com/events/170014783420450/
Página de Facebook Rama em Flor: https://www.facebook.com/ramaemflor/?fref=ts

Oiçam aqui: Shopping, Clementine, Ninaz e Sallim


Sem comentários:

Enviar um comentário