domingo, 12 de janeiro de 2014

MontijoSound apresenta: "As escolhas do D'alva", com Alex D'alva Teixeira.

Quando aceitei o convite para colaborar com este blog, achei que seria um "no brainer", afinal, o que teria de fazer não seria muito diferente do que costumo fazer no meu, no entanto a tarefa de escolher o primeiro video da semana não foi propriamente fácil, pois não sabia se escolheria o meu favorito do ano passado, um clássico, ou até mesmo um video com alguma ligação à musica que faço. As possibilidades eram inúmeras, por isso resolvi simplificar tudo e escolher um video com a musica que mais tem despertado o meu entusiasmo nos meus últimos dias.

FKA Twigs, é o nome daquela que considero ser uma das maiores revelações de 2013, uma artista londrina que edita sob o selo Young Turks, editora celebrizada pelos The XX. É provavelmente o que mais tenho escutado pelo Spotify, Soundcloud e até mesmo no Youtube, e tenho de destacar o EP 2 em especial, pois este conta com a produção do venezuelano ARCA, um dos colaboradores de Kanye West no muito aclamado Yeezus. Também acho importante referir o seu ultimo lançamento &&&&& que é parte de uma peça exposta no (Museu de Arte Moderna) MoMA em colaboração com Jesse Kanda, o realizador deste video. Num só video uma equipa claramente vencedora! É evidente a excelência presente, nos timbres e ritmos tão inebriantes, na doçura da voz, no peso das palavras e também na componente visual capaz de alargar a nossa imaginação. Honestamente não sei bem como definir a música de FKA Twigs, mesmo com a existência de rótulos como "nu-r&b", "glitch-wave" e até mesmo "post-internet", mas na verdade não há qualquer necessidade de recorrer a etiquetagem, para perceber que esta forma de pensar e fazer música, é um dos melhores frutos desta nova geração de musica urbana e electrónica.


Sem comentários:

Enviar um comentário