quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

MontijoSound Apresenta: Décadas: Anos 70

Anos 70. Nessa altura já muito havia acontecido. È verdade que os Beatles já não faziam música... Lou Reed inicia a sua carreira brilhante a solo, mas é devido a estes artistas (e muitos outros nos anos 60) que iriamos assistir ao inicio da explosão da música hardcore (Metal, Punk), mas também ao inicio da New Wave/Pós Punk, mas lógico que não podíamos deixar de falar no Rock Psicadélico/rock Psicadélico, no Disco, Glam Rock...
 Enfim, apertem os cintos, entrem no vosso Delorean, porque vamos voltar atrás no tempo até aos ANOS 70!

Rock Psicadélico/Rock de Garagem/Rock Progressivo
Ainda nos destroços do Woodstock (ao virar da década), um grande grupo de bandas de garagem começavam a continuar o grande legado do Rock Psicadélico deixado para trás nos anos 60. Pink Floyd é uma delas...

Apareceram em 1965 quando ainda estudavam Arquitectura na Universidade Politécnica de Londres. Roger Waters, Syd Barret, Rick Wright e Nick Mason começaram a tocar juntos no mesmo ano e em 1967 já editavam o seu primeiro álbum "The Pipes at The Gates of Dawn", visto como um álbum brilhante, que captava a banda ainda numa fase ambulatória. O álbum chegou ao top 6 das tabela britânicas. A banda fazia experimentações no Avant-Garde, e no Progressivo sendo que o álbum torna-se muito influente para as bandas de Rock Prog da altura.
 Mais 6 álbuns seriam feitos antes de 1973, onde os Pink Floyd chegariam a um nível absoluto de perfeição, sendo que este tornaria-se num marco dos anos 70, e que capta a banda (apesar de até lá jovem) no auge da sua carreira.

Capa extremante conhecida pelo seu triângulo
e o arco-íris a atravessá-lo. 
O álbum não só dava reconhecimento crítico á banda, sendo que os críticos da altura descreviam o álbum como "sem precedentes" e "uma viagem que assim que começa, desejamos nunca acabar", como também dava á banda reconhecimento comercial, sendo que entrou nas paradas britânicas e por lá ficou 741 semanas, estabelecendo novos recordes na música.
 The Dark Side Of The Moon provaria ser crucial, não só na constituição das principais bandas de Rock Progressivo/Psicadélico da altura (Yes, Genesis, The Moody Blues) como também crucial e altamente influente no Rock Psicadélico dos tempos modernos (Portugal, The Man, Splashh, Tame Impala, The Falming Lips).

Mais dois grandes álbuns seriam feitos pelos Pink Floyd á medida que os anos 70 passavam (Wish You Were Here/The Wall (1975/1979) ), mas "The Dark Side of The Moon é um dos momentos chave dos anos 70, que só agora começavam. Afinal estávamos em 1973.
 
O Metal (proveniente dos American Blues), e o Heavy Metal
Aproveitando os Blues dos anos 60, havia um grupo de bandas que recriava os Blues, mas de forma altamente violenta, violência essa causada por riffs altamente amplificados, sempre utilizando a mesma fórmula dos Blues mas de forma rápida e volátil. A isto nós chamamos "Metal". Indiscutivelmente a primeira banda de Metal de Sempre é os Led Zeppelin.

 De 1969 a 1975, estes com os seus conceptuais, brilhantes álbuns, revolucionavam o Metal, á medida que outras bandas seguiam o seu rasto. Black Sabbath era uma delas, criando letras de uma imaginação fértil que iriam redefinir o género vezes e vezes sem conta. Paranoid é considerado por muitos o hino do metal.
Eventualmente, o Metal espalharia-se à volta do mundo tornando-se viral, sendo que do outro lado do atlântico, várias bandas criavam Metal muito mais acessível ao Mainstream e muito mais antémico:
 Desde Alice Cooper e as suas actuações ao vivo extremamente polémicas, sempre muito caracterizado também pelo seu visual Glam único, que descreve na perfeição as influências da altura.
 
Os Kiss também eram conhecidos pelas suas actuações caóticas ao vivo, mas protagonizam alguns dos maiores hinos de Rock do século XX. Também são muito conhecidos pelo visual, sendo que cada membro utilizava uma máscara, na altura sendo este um visual inédito, que seria mais tarde imitado por bandas como Limp Bizkit ou Slipknot.
 Aerosmith, Van Halen ou os Australianos AC-DC, também seriam importantes bandas de Metal nos anos 70.
 À medida que as décadas iam passando, o Metal ia ganhando novas peles: Folk Metal, Groove Metal, Trash Metal (Visto como a forma mais violenta de Metal hoje).
 O Rap Metal e o Nu Metal também seriam importantes nos anos 90.

Os anos 70 continuam na próxima postagem

Sem comentários:

Enviar um comentário