sábado, 22 de março de 2014

Décadas: anos 80 (Continuação).


O acordar do Noise e o Shoegaze...
Os anos 80 é também conhecida pela ressurreição do Noise. O que é Noise? Os especialistas dizem ser camadas de FeedBack, outros dizem ser paredes de ruído causados por uma distorção extrema da guitarra. O Noise parece ter o seu inicio nos anos 60, quando os The Velvet Underground conseguiam um som muito distinto e ele também inédito, sendo que ouvia-se um som estridente e altamente barulhento, muito graças a Jonh Cale e a seu violão eléctrico e Lou Reed. Com o fim da banda no final dos anos 60, o Noise fez uma pausa só depois voltando nos anos 80...

The Jesus and Mary Chain e o seu "docinho"...
Se o mundo 20 anos antes deste álbum estava longe de estar preparado para as obras-primas dos Velvets, porque haveriam de estar com Psychocandy? Estreia destes escoceses que chegaram e arrebentaram com tudo com as suas melodias altamente inspiradas nos Beach Boys e com uma parede de Distorção caótica e destrutiva dos The Velvet Underground. "Psychocandy" torna-se num clássico instantâneo em 1985, e o "Shoegaze" que viria depois vê este álbum como o seu motor, sendo que influencia não só o movimento inteiro como também torna-se essencial para o Noise Revival dos anos 80.


Os "Mini Dinossauros" e a re-introdução do Noise no Indie.
Depois da sua avassaladora estreia, os The Jesus and Mary Chain lutavam para refazer um som igual ao de Psychocandy, sendo que e o noise fica fora de moda, até ao aparecimento dos Dinossaur Jr., que veio de uma onda de bandas inspiradas por "Psychocandy", sendo que os seus hinos com cheiro a Punk, misturando Fuzz seriam cruciais para o re-aparecimento da cultura No-wave, influências essas introduzidas no Clássico "Your living all over me", que expunha ao mundo os vocais "despreocupados" de J Mascis lider, deste trio de Massachussets. Esta banda fazia parte dum fenómeno que era o Underground Americano*...

Sonic Youth e a explosão do Noise...
*Fenómeno esse liderado por este quarteto Nova-Iorquino, decadente e sem papas na lingua, considerados os verdadeiros pioneiros do Noise. Eles já faziam Noise muito antes de este (re) tornar-se num fenómeno mundial, sendo que os seus primeiros álbuns apesar de incompreensíveis num sentido lírico, viam uma grande sensibilidade (ou falta dela) musical, construindo paredes de ruído sobre vocais quase invisíveis.
 Em 1986, os Sonic Youth davam um grande passo a sua musicalidade com "EVOL", o primeiro grande álbum da banda, que já expunha uma sonoridade mais lúcida e compreensiva para o ouvinte. No ano seguinte, a banda lançava "Sister", clássico underground, talvez dos melhores da década que expunha ao mundo Lee Ranaldo e Thurston Moore, dupla infalível, fazendo lembrar Lou Reed e Jonh Cale pelas suas personalidades efusivas e ambos com ideais avant-garde, se bem que Kim Gordon também ganhara um grande culto de fãs.                                                                                                                                     
Uma das obras máximas do século XX.
Em 1988, lançavam "Daydream Nation, que continuando o extraordinário trabalho do álbum anterior, subia a fasquia, introduzindo letras extramente honestas e conscientes, e distorção alternada, naquele que é um dos melhores álbuns da década. Com Daydream Nation, chegava também o inicio da revolução Shoegaze...






"Heaven's End" (1987), embora seja considerado por alguns o primeiro álbum de Shoegaze, foram os My Bloody Valentine que criaram a marca inédita, que forçava-os a olhar para os sapatos ou talvez para os vários pedais no chão, mas o visual não era tudo. Os "Shoegazers" é verdade que distorciam (e muito) a guitarra ,mas havia qualquer coisa de diferente nos vocais, eles tão inebriantes e nebulosos.
 De 1985 a 1987, os MBV lançavam uma data de EP's, mas foi devido à saída de Conway e à chegada de Butcher que os MBV iria encontrar o seu tão enigmático som. Em 1988 "Isn't Anything" saia e era altamente festejado pela imprensa britânica, álbum que trazia o single "Feed me with your kiss", aquele que é o hino do Shoegaze. O álbum tornava-se num clássico, e a necessidade de um segundo álbum era urgente, mas a mentalidade perfecionista de Kevin Shields, levava a banda a adiar o álbum por meses, mas o álbum iria sair, a todos os custos, literalmente, porque a banda gastou alegadamente 500 milhões de libras, o que na altura punha o álbum como o mais caro de sempre.

Finalmente em 1991 "Loveless" via a luz do dia, tornando-se não só como o pináculo do Shoegaze, como um dos álbuns mais importantes do século. A imprensa britânica estava rendida, mas mesmo com aclamação critica, o álbum ficava muito aquém das expectativas financeiras, vendendo nem um quarto daquilo que foi gasto, levando a Creation à falência.
 A banda ia parar, e só em 2013 é que lançaria "MBV", visto por muitos como a derradeira obra de Kevin Shields...



Os anos 80 voltam com a última publicação...

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