sábado, 12 de março de 2016

Myrkur + Deafheaven no RCA CLUB


A semana findou e sete dias passaram desde a epifania assombrosa e do áureo impacto que Myrkur e Deafheaven causaram dentro das paredes do bar de Alvalade. Relativamente aos Deafheaven, a banda principal do comemorativo evento do black metal vaporoso e devaneador, não era avistada em terras lusas desde o Amplifest 2013.

Myrkur, projeto novato de Amalie Brunn que acompanha os Deafheaven na digressão europeia, fez jus da pontualidade nórdica e deu início ao seu ritual às 21.30, como era previsto. A pequena (mas acolhedora) sala de espétaculos do RCA CLUB sustentou um público muito variado, porém maioritariamente composto por jovens adultos que tão bem conheciam o pratos que viriam a ser servidos. Na retaguarda, pudemos ver o pessoal da velha guarda, meramente curioso mas que não desdenhou do abano rítmico da cabeça durante ambas as atuações.
Em cerca de 40 minutos, com os Myrkur (que possuem apenas dois álbuns no cartório), fomos injetados com adrenalina do black metal atmosférico, acompanhado de influências célticas e de baladas melancólicas conduzidas pelo piano. Os arrepios cessavam no final de cada tema, que era acompanhado por ovações e silêncio que espelhava o espanto. Acompanhada de dois guitarristas tatuados e pintados de guerreiros, e de um baterista versátil ao empenho que cada composição exigia, Brunn apresentou-se como uma semideusa e fez magia com a sensualidade dos movimentos primitivos, causando um efeito teletransportador, que fez com que o público fosse parar às florestas Escandinavas. Foi impossível deixar de ficar indiferente à míuda pálida e loira, também modelo dinamarquesa, que apresentava os temas com uma vulnerabilidade contraditória à força da sua respectiva imponência. Terminada a atuação, com um tema melancólico ao piano... fez-se luz, num piscar de olhos em que a música teve sinal verde para curar feridas e elevar Egos a extensões heróicas.

Às 10h foi a vez dos senhores Deafheaven, que visualmente se apresentavam banalmente, exceptuando a estética visual gótica do vocalista George Clarke, que se movimentava como um maestro lunático e conduziu a multidão ao frenesim. A emoção gélida transmitida pelos Deafheaven originaria um senso comum, uma sensação de um regozijador flutuar que teimou em não desaparecer, até ao fim do concerto. A pureza do black metal atmosférico e o tempero do shoegaze é digna de arrancar o caldo lacrimal. Após a eufórica e pacífica viagem interna puxada pela carroça dos gritos animalescos de Clarke e presenciada (julgamos nós) por cada ser que testemunhou tamanho espetáculo intimista, foi alguma a multidão que após a final "Baby Blue" aproveitou a deixa para se posicionar nas primeiras filas, fruto da expectativa de um encore, desejo esse que passou por ser coberto pelo manto da desilusão. No dia seguinte foi a vez do Hard Club, na Invicta.

Confere, em baixo, um single de cada banda, sugerido pela equipa do site.

Deafheaven- "Baby Blue"



Myrkur- "Skøgen Skulle Dø"


Fotografias: Catarina Soares









Sem comentários:

Enviar um comentário