terça-feira, 12 de julho de 2016

Entrevista Exclusiva: Quelle Dead Gazelle: "Continuo ainda hoje sem fazer a mínima ideia do que é aquilo"

Quelle Dead Gazelle são a dupla formada por Pedro Ferreira e Miguel Abelaira, que há três anos vai demonstrando uma sonoridade fora do comum inspirada pelos ritmos e vibes africanas. Estivemos à conversa com o leão e a gazela no Haus a tentar descobrir tudo sobre o "Maus Lençóis" e o percurso da banda até se tornar uma das mais influentes no mundo alternativo português.


Montijo Sound - Bem, então para começar gostava de perguntar porquê tanta inspiração em África? É um continente que visitam muitas vezes?

Miguel Abelaira - Epa...nunca fui... Ou melhor, fui mas era muito pequenino. Mas a culpa é do Pedro!

Pedro Ferreira - Porquê?

Miguel - Porque ouves música africana.

Pedro - Sim, e é uma coisa que nos está no sangue, não é. Mas não há assim nenhuma razão em especial, decidimos simplesmente.


MS - Tem a ver com as vossas influências musicais então?

Pedro - Acabámos por ir lá parar, não sabemos bem como, mas foi aquilo que saiu.


MS - Se tivessem oportunidade de ir a África e tocar onde quisessem, que país escolhiam?

Pedro - Íamos ao Burundi, é o nome de uma música nossa. Acho que íamos lá. Não sei o que há no Burundi, mas seria aquilo, seria assim.


MS - O que é uma "Afrobrita"?

Pedro - Uma Afrobrita é... a junção de duas palavras, que são "afro" mais "brita"...

Miguel - O que é que é brita neste caso?

Pedro - É jarda!


MS - Quando eram miúdos ouviam o quê? Alguma dessas bandas se pode comparar com Quelle Dead Gazelle?

Miguel - Eu ouvia AC/DC, ouvia bué AC/DC mesmo. Epa, não me parece haver grande influência de AC/DC... (risos)

Pedro - Nós somos melhores que AC/DC c$&%!lho!

Miguel - E Red Hot Chilli Peppers, também ouvia muito disso...

Pedro - Eu ouvia Limp Bizkit, o meu primeiro CD foi de Limp Bizkit, o "Chocolate Starfish and the Hot Dog Flavoured Water" e é um espectáculo! É um disco fantástico! Mas ouvia assim umas coisas variadas...


MS - E agora o que é que passa pelas vossas playlists?

Pedro - Eu só tenho ouvido hip-hop...

Miguel - Epa eu não tenho ouvido música, isto agora um gajo às vezes esquece-se que tem de ouvir música (risos).

Pedro - Eu também já ouvi mais, quando o meu ipod estava vivo, só que o meu ipod faleceu e agora é mais no carro, mas quando ponho é hip hop e assim rock.


MS - Bro- X e assim?

Pedro - Também, também mas isso é mais avacalhado.


MS - Sei que muitas bandas não têm essa preocupação mas se conseguissem descrever o vosso som em poucas palavras como é que o descreviam?

Pedro - Eu por acaso continuo ainda hoje sem fazer a mínima ideia do que é aquilo! Não sei, não consigo descrever muito bem.

Miguel - Mas acho que passa um bocado pelo conceito de "Afrobrita", é um bocado isso.

Pedro - Sim, mas já passou mais... Agora menos, mas é mais ou menos, sim, pode ser, pode ser.


MS - Como é que vêm a vossa partnership? Como é que se conheceram? Falem-nos um pouco disso...

Miguel - Conhecemo-nos no quinto ano! Mas não éramos amigos, o Pedro não era nada fixe (risos).

Pedro - Não, ele era um puto, era dois anos abaixo de mim. Eu também era um puto, as ele ainda era mais puto do que eu..

Miguel - Mas eu era "dos fixes".

Pedro - Exatamente, ele era dos fixes. Mas depois tivemos uma banda mais tarde em que eu tocava guitarra solo e ele tocava guitarra ritmo, só para veres a desgraça.


MS - Não havia mais ninguém?

Pedro -  Isso uma banda de uma guitarra solo e uma guitarra ritmo ia ser uma coisa gira. Não, havia mais pessoas, mas pronto era uma banda de jovens adolescentes. E pronto, depois encontrá-mo-nos mais tarde e fizemos este "projetozito".


MS - Foi aí que as coisas se tornaram mais a sério?

Os dois em uníssono - Sim!


MS - Alguma vez pensaram em trazer um terceiro elemento para a banda?

Pedro - Já e para aí uma vez ou duas.

Miguel - Mas como somos um bocado calões e preguiçosos fomos adiando convidar outra pessoa e acabámos por ficar só nós os dois.

Pedro - Exato, começámos a perceber que poderia funcionar assim e acho que funciona. Espero mesmo que funcione, senão tá tudo f$&?do. (risos) Mas funciona assim e na altura foi essa a decisão, acabámos por não convidar ninguém.


MS - E em relação ao "Maus Lençóis", primeiro, porquê "Maus Lençóis" e o que fazem antes de um concerto para não se sentirem em maus lençóis?

Miguel - Não podemos dizer ... é segredo... (fica a dica)

Pedro - Mas o nome achámos que se enquadrava no ambiente das músicas do álbum.

Miguel - É um bocado a sensação que dá quando ouves o álbum, pelo menos foi o que nos pareceu, um ambiente bué tenso e desagradável e pronto encontrámos este nome para descrever isso mesmo.


MS - Do álbum qual é a música que vos dá mais prazer tocar ao vivo e porquê?

Miguel - O "abismo", eu gosto bué de tocar o "abismo"!

Pedro - Há uma malha que é a "abismo" sim, que é daquelas em que eu me engano menos.

Miguel - Por isso é que é fixe.

Pedro - Exato, por isso é que é fixe. Mas essa e a outra... (Pedro esquece-se do nome da música e fica um tempo a pensar) A abismo e o single, a "Pedra- Pomes".


MS - Ia falar dessas porque foram aquelas em que fizeram os vídeos. Como é que surgiu a ideia de tocarem mesmo num abismo?

Miguel - Foi o pessoal do Tradiio, os rapazes que fizeram o vídeo, o Filipe e o Duarte. Aquilo fica nas traseiras do escritório deles.

Pedro - A ideia não foi nossa, foi deles.

Miguel - Na verdade nós nem sequer sabíamos que íamos tocar num abismo e eles nem sequer sabiam que íamos tocar a "Abismo", portanto foi um bocado aleatório.

Pedro - Foi um bocado wow ok olha correu bem! (risos) Foi mesmo isso, chegámos lá e por exemplo o Miguel estava a tocar e atrás dele estava uma cena com "esta altura" (exemplifica a altura do objeto que estava por trás do Miguel com as mãos) e se ele caísse ele morria bué vezes seguidas. Aquilo no vídeo parece alto, mas era ridículo e era um espaço pequenino. E ainda tivemos que levar os amplificadores lá para cima e a bateria, foi muito desagradável essa parte mas foi fixe.




MS - Vocês não estavam presos nem nada, isso é para meninos não é?
(riem-se os dois e concordam)

MS -  E no Pedra-Pomes têm aquele "bacano a dançar"...

Pedro - Temos aquele bacano a dançar temos.

Miguel - É o Tiago Garcia, é um jovem do Porto, acho que é do Porto.

Pedro - Nós não o conhecíamos nem conhecíamos o rapaz que fez o vídeo, pronto entregámos-lhe a ideia e foi ele que arranjou o conceito e foi ele que arranjou esse amigo dele para fazer esse vídeo. É engraçado que nós só os conhecemos pessoalmente quando fomos ao Porto no outro dia tocar no lançamento do álbum.


MS - O que é que lhe disseram quando o conheceram?

Pedro - Convidámo-lo para o palco para dançar a Pedra-Pomes!


MS - E ele foi?

Pedro - Foi!

Miguel - E dançou a "Afrobrita" no final também, que foi espectacular.

Pedro - E fazia anos nesse dia também. É só coincidências, isto está cheio de coincidências.



MS - Como é que sentem que este álbum se diferencia do EP? Sentem  algum tipo de evolução enquanto músicos/pessoas?

Miguel - Claramente, acho que este já tem uma cena bué mais própria. No outro notava-se mais influências de outras cenas, este já é uma cena mais...

Pedro - (completando a frase) Mais identidade.

Miguel - Como assim identidade?

Pedro - Não que o EP não tivesse, mas este tem mais identidade. E houve uma evolução notória de ambas as partes espero eu.

Miguel - Três anos também, se não houvesse...

Pedro - Sim, estávamos tramados.


MS - Como é que tem sido o balanço pós-primeiro álbum? Sentiram que houve um hype a rondar o lançamento?

Miguel - Eu senti mais hype quando lançámos o EP, na verdade, se bem que o concerto de lançamento do álbum estava cheio.

Pedro - Mas sei lá, passaram dois ou três anos desde que lançámos o EP e depois acabámos por não fazer nada... Demorámos bastante tempo a lançar o álbum, o que ás vezes é um bocado difícil para uma banda tentar recuperar, é como estar a fazer tudo de novo outra vez, estar a tentar ganhar terreno com aquilo que já se perdeu, sei lá quase três anos é bué tempo. Mas a reação tem sido boa, tanto que ainda há pessoas que se lembram de "Afrobrita", o que é fixe.


MS - O que diriam a uma pessoa que não vos conhecesse para ouvir a vossa música?

Pedro - Epa, para manter a fasquia baixa (risos). Olha, ouve aí esta cena estranha.

Miguel - Epa não faço ideia.

Pedro - Então não ouças, vai ouvir outra cena qualquer (risos).


MS - Há algum mítico gig que vos tenha marcado mesmo?

Miguel - Houve um concerto em Paredes de Coura, na Vila que estava imensa gente, foi espetacular. E eu disse ao microfone que tínhamos cds à venda e havia buéda gente a querer comprar mas depois apercebemo-nos que os cds tinham ficado em Lisboa...

Pedro - Mais uma vez os cds tinham ficado em Lisboa...

Miguel - E o lançamento do "Maus Lençóis" no Musicbox também foi fixe, não estávamos habituados a ver tanta gente dentro de uma sala só para nos ver a nós.

Pedro - Lá no Offbeatz, a primeira vez que tocámos também foi fixe. O nosso primeiro concerto foi no quintal de uma amiga nossa, mas vá esse foi o segundo concerto, mas o primeiro oficial no Offbeatz do Musicbox, esse foi fixe, para aí em 2012.


MS - Bem, então foi isto, mandem o vosso shoutout para o Montijo Sound

Pedro - Eu sou o Pedro...

Miguel -  E eu sou o Miguel e nós somos os Quelle Dead Gazelle e temos aqui o Montijo Sound! Keep it real niggas!

Pedro - Pronto, como o Miguel disse, Keep it real!


Agradecimentos:
Quelle Dead Gazelle
Raquel Lains

Montijo Sound 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário